Banca de DEFESA: ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA ROSEMEIRE GUEDES DA SILVA
DATA: 23/05/2024
LOCAL: Auroras sala 302
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM COMUNIDADE INDÍGENA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS PITAGUARY, CEARÁ.

PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão; Aldeia Pitaguary; Educação Indígena; Sala de Recursos; Formação de Professores.

ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

A inclusão tem sido um tema muito debatido nos dias de hoje como sinônimo de promoção da igualdade de oportunidades e do respeito pela diversidade. Com isso, o objetivo da pesquisa foi analisar os desafios enfrentadospelos docentes indígenas ao promover a inclusão de pessoas com deficiência em sua sala de aula. presente pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa do tipo observação participante com traços etnográficos, produzindo dados em conversas autorizadas e gravadas em áudio com professores de duas escolas indígenas da rede estadual de ensino fundamental e médio, em Maracanaú e Pacatuba, no Ceará. A interpretação e análise dos dados foram realizadas em categorias de análise que buscarão responder às questões: Quais os principais desafios que você enfrenta como professor ao promover a inclusão de pessoas com deficiência e como você lida com esses desafios? Como você adapta o currículo e os métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência? Os resultados destacaram a necessidade de investimentos em formação continuada, recursos adequados e adaptações estruturais para criar ambientes inclusivos. A pesquisa contribuiu para umacompreensão mais ampla das práticas inclusivas nas escolas indígenas, destacando a importância do comprometimento coletivo e interdisciplinar na promoção de uma educação inclusiva de qualidade. Há necessidade de implementação de novas metodologias pedagógicas e políticas públicas inclusivas, promovendo uma educação inclusiva e equitativa nas escolas indígenas.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2079646 - CARLOS HENRIQUE LOPES PINHEIRO
Externo ao Programa - 1127296 - GERANILDE COSTA E SILVA
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR ROSA DE ARAÚJO - UFC
Presidente - 3064241 - LUIS CARLOS FERREIRA
Notícia cadastrada em: 02/05/2024 09:39
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UNILAB - adminrh1.adminrh1