A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES: ANÁLISE DAS TEMÁTICAS
DAS DISSERTAÇÕES DO PERÍODO 2018-2022
Produção científica; Pesquisa interdisciplinar; Pós-graduação.
Conhecer a produção científica de um programa de pós-graduação interdisciplinar permite a consolidação da identidade do curso. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as temáticas das dissertações do Mestrado
Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (MIH/UNILAB), verificando em que medida demonstram alinhamento com o Projeto Pedagógico do Curso,
no período de 2018 a 2022. Como objetivos específicos: identificar a representação temática do conteúdo das dissertações; verificar a temática das dissertações com os temas abordados nas linhas de pesquisa; verificar em qual linha de pesquisa está vinculado às dissertações; identificar a área interdisciplinar envolvida nas dissertações e identificar a região geográfica onde ocorreram os estudos. Nessa perspectiva buscou-se responder como se apresenta esta produção mediante análise de 62 (sessenta e duas) dissertações disponibilizadas no Repositório Institucional da Unilab. Para os procedimentos metodológicos a fim de alcançar os objetivos, a pesquisa tem abordagem quanti- qualitativa, demonstrando dados com valores
percentuais, mas com predominância em aspectos qualitativos. Caracteriza-se em uma pesquisa de natureza descritiva e documental, pois tem como objeto de estudo as dissertações produzidas pelos egressos do
curso. Efetuou-se da pesquisa bibliográfica em busca de conhecimento sobre o assunto pesquisado. A análise de conteúdo foi utilizada para análise dos dados. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas:
Levantamento bibliográfico; Mapeamento das dissertações disponibilizadas no RI, Catalogação dos dados coletados na planilha com as seguintes categorização: título, resumo, palavras-chave, linhas de pesquisa, áre nterdisciplinar e região geográfica. Os dados revelam que as temática desenvolvidas estão de acordo com Projeto Pedagógico do Curso, revelam ainda lacunas em temas de pesquisa, demonstrando a importância de avaliação e acompanhamento do conhecimento científico produzido no Mestrado.