Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
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  • MBIAVANGA ADÃO GARCIA
  • Escritas silenciadas: o racismo editorial/sistêmico brasileiro na seleção de autoria africana e suas implicações no ensino e na pesquisa no Brasil. 

  • Orientador : LILIAN PAULA SERRA E DEUS
  • Data: 28/02/2024
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  • Este estudo abrange as literaturas africanas de língua portuguesa no âmbito do contexto brasileiro, com um enfoque crucial na identificação e análise das lacunas subjacentes nas pesquisas acadêmicas. Por meio de uma investigação minuciosa, este estudo destaca a prevalência de autores já consagrados nas discussões acadêmicas, e, consequentemente, a subvalorização das vozes menos reconhecidas, notavelmente as das autoras negras africanas. A pesquisa é meticulosamente organizada em cinco capítulos, abordando de maneira abrangente e interconectada diversos aspectos das literaturas africanas, tais como a sua presença nas instituições universitárias, o impacto da promulgação da Lei 10.639/03 na formação docente, a perspectiva das literaturas africanas como desconstrução de estereótipos arraigados e, por fim, a relevância da inclusão de autores africanos nos manuais escolares brasileiros. Através desta abordagem multifacetada, o estudo salienta a importância de ampliar e diversificar o espaço para vozes negligenciadas, promovendo assim a riqueza da diversidade cultural e desafiando preconceitos profundamente enraizados. Ao oferecer uma análise interdisciplinar e amplamente contextualizada, este estudo contribui significativamente para uma compreensão mais profunda e holística das literaturas africanas de língua portuguesa no cenário brasileiro contemporâneo.

2
  • ROSEANE MEDEIROS DA SILVA
  • LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA  

  • Orientador : VANIA MARIA FERREIRA VASCONCELOS
  • Data: 28/02/2024
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  • O presente trabalho tem como objetivo central discutir a importância da literatura afro-brasileira
    no processo da humanização e construção da identidade dos (as) estudantes da educação básica
    (9ª ano do ensino fundamental II) da rede pública de ensino. A literatura afro-brasileira se
    constitui como mecanismo de humanização, firmação identitária, instrumento de luta e
    resistência contra o racismo. Compreendemos que a seleção adequada dos textos literários
    pertencentes a tal categoria temática, bem como a correta aplicação de metodologia leitora de
    literatura nos espaços educativos, pode contribuir para a formação/firmação da identidade
    negra dos educandos. Nesta perspectiva, em termos metodológicos, utilizou-se de pesquisa
    bibliográfica de abordagem qualitativa e de bases legais que regem o sistema educativo
    (BNCC, PCN, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais
    e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira). Logo, defendemos que a abordagem do
    texto literário demanda uma prática pedagógica sistematizada que viabilize a formação do leitor
    literário para que ele/ela se aproprie das possibilidades e potencialidades empreendidas pela
    literatura afro-brasileira, para isso propomos a elaboração de um material de apoio pedagógico
    como resultado desta pesquisa.

3
  • LUANA NASCIMENTO MARINHO
  • A POTENCILIADADE DAS PRÁTICAS MULTILETRADAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NA LEI 10639/03, NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO ANNA JUNQUEIRA AYRES TOURINHO.

  • Orientador : ELIANE GONÇALVES DA COSTA
  • Data: 26/04/2024
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  • A potencialidade das práticas multiletradas para a transformação da educação no Ensino Médio, com ênfase na Lei 10639/03, é uma temática de grande relevância no contexto educacional atual. Nesse cenário, emergem objetivos específicos que se delineiam em torno da viabilidade do desenvolvimento dos multiletramentos, os quais englobam investigar a implementação da Pedagogia de Projetos no Colégio Estadual do Campo Anna Junqueira Ayres Tourinho como estratégia pedagógica para promover multiletramentos, avaliar os impactos dessa abordagem na integração das disciplinas do currículo escolar e investigar o engajamento e a aprendizagem dos alunos por meio da Pedagogia de Projetos. Com abordagem qualitativa, o estudo ressaltou a importância da capacitação dos professores diante das novas tecnologias e sua relevância para a educação. A Pedagogia de Projetos surge como um caminho promissor para promover multiletramentos, pois possibilita a
    integração de diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma abordagem interdisciplinar. Ao trabalhar com projetos que envolvem a utilização de múltiplas linguagens, como textos escritos, imagens, vídeos e recursos tecnológicos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências necessárias para a sociedade contemporânea. A Lei 10639/03 desempenha um papel fundamental nesse contexto, pois
    estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Ao incorporar os conteúdos previstos na lei nas práticas multiletradas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e valorizar a diversidade cultural presente na sociedade, ampliando sua compreensão sobre a história e contribuições dos povos afrodescendentes
    para a formação do país. A conclusão do estudo apontou que as novas tecnologias demandam uma constante capacitação dos professores, a fim de que possam utilizá-las de forma eficaz no contexto educacional. Além disso, evidenciou-se que a abordagem da Pedagogia de Projetos, aliada aos multiletramentos, promove uma aprendizagem mais significativa e engajadora para os alunos, estimulando sua autonomia, criatividade e
    pensamento crítico. Ao trabalhar com projetos que exploram diferentes linguagens e estimulam a reflexão sobre a diversidade cultural, os estudantes são incentivados a se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.

4
  • ROMÁRIO DA ENCARNAÇÃO BOMFIM
  • PREPOSIÇÕES EM VERBOS DE MOVIMENTOS NA ESCRITA FORMAL DO PORTUGUÊS DE ANGOLA

  • Orientador : EDUARDO FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 10/05/2024
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  • Nesta dissertação, pretendemos apresentar uma descrição das preposições selecionadas em
    verbos de movimentos na variedade angolana do português, a partir de produções escritas,
    especificamente, de textos publicados em reportagens de jornais de notícias gerais e jornais da
    área de turismo. Segundo Castilho (2010), as preposições são palavras invariáveis que atuam
    como núcleo do sintagma preposicional, localizando no espaço e no tempo os termos aos
    quais se ligam, atuando como operadores de predicação, isto é, fazem atribuições de
    propriedades semânticas às palavras que relacionam. Em relação aos domínios das
    preposições, diversos estudos apontam propriedades divergentes quando comparamos as
    variedades brasileira (doravante, PB) e europeia (doravante, PE) do português, principalmente
    quando relacionamos o seu uso na complementação de verbos de movimentos (MOLLICA,
    1996; OLIVEIRA, 2005; AVELAR, 2006; TORRES MORAIS & BERLINCK, 2006; PIRES,
    2010; dentre outros). Avelar (2017), por exemplo, aponta que nos verbos direcionais de
    movimentos como ir, vir e chegar o PB atesta uma elevada frequência da preposição em, em
    detrimento da preposição a, largamente usada no PE, não desconsiderando, também, a
    preposição para presente nas duas variedades. Avelar também nos chama a atenção para o uso
    de a estar relacionada a um possível estilo formal, ao contrário do uso de em para situações
    espontâneas. Apresentamos, então, como essas preposições estão presentes na variedade do
    português angolano (doravante, PA), a partir de dados que contemplem a modalidade escrita
    da língua, que pressupõe uma maior formalidade e uso de uma norma linguística distinta da
    fala, em ocasiões específicas.

5
  • ELAINE RODRIGUES SANTOS SANTIAGO
  • INTERSECÇÕES ENTRE LÍNGUA INGLESA, GÊNERO, SEXUALIDADE E CORPO NA BNCC: ESCREVIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA

  • Orientador : CARLOS MAROTO GUEROLA
  • Data: 28/05/2024
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  • A presente pesquisa foi desenvolvida dentro da área de estudos da Linguística Aplicada (LOPES, 2013) e tem, como objetivo geral, refletir em torno de como políticas educacionais influenciam e são influenciadas pelas experiências corporais, de gênero e de sexualidade das pessoas envolvidas no processo educativo. Em relação aos procedimentos metodológicos, apresenta-se como uma pesquisa autoetnográfica (ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2011; PARDO, 2019), e escrevivente (EVARISTO, 2020) e, para alcançar o objetivo, adoto uma abordagem metodológica mista, combinando a análise interpretativa das representações de corpo, gênero e sexualidade na BNCC com a análise interpretativa de relatos escreviventes elaborados a partir da minha experiência como docente de língua inglesa em escolas de Salvador. A análise dos relatos baseia-se no conceito de interseccionalidade (AKOTIRENE, 2001; CRENSHAW, 1994; COLLINS, 2000) na interface com os estudos de gênero (BENTO 2010, 2017; SCOTT 1988, 1995; BUTTLER, 1990; SAFFIOTI, 2009) e estudos sobre corpo,
    gênero, sexualidade e educação (LOURO, 2020, 2022; MATOS, 2021), bem como nos trabalhos que compõem o estado de arte, incluído no capítulo 1 dessa pesquisa. A partir da reflexão proposta no objetivo geral, a pesquisa explora as tensões, contradições e possibilidades emergentes dessas influências, bem como as formas pelas quais elas afetam a construção de identidades individuais e coletivas no ambiente escolar.

6
  • LAILA GEOVANA MOREIRA BEIRÃO
  • O contrato político-social a partir da obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus

  • Orientador : IGOR XIMENES GRACIANO
  • Data: 29/05/2024
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  • A prática do ensino de linguagem, literatura, direitos, política e filosofia deve ser conduzida para uma reflexão social e humana da relação entre as pessoas e suas ações. Refletir sobre o nosso tempo e os problemas políticos e sociais da nossa sociedade é dever da prática da educação, da arte, da literatura, filosofia e todos os meios de linguagem humana. Os principais objetivos a serem atendidos por este trabalho é compreender a materialidade e o movimento da literatura na obra Quarto de Despejo, diário de uma favelada face ao conceito de contrato social na vida dos seres humanos. A literatura de Carolina Maria de Jesus, sobretudo a obra Quarto de despejo diário de uma favelada, mostra com propriedade o movimento político de gênero, raça e classe econômica em uma sociedade que foi colonizada e ainda sofre com o resquício da colonização, como a alienação do racismo e a desigualdade econômica e de oportunidades entre as pessoas. O conceito de Estado foi desenvolvido e trabalhado por filósofos contratualistas que analisaram o desenvolvimento da passagem do Estado de natureza para o Estado/sociedade Civil, servindo de base para esta análise o conceito de Contrato Social de filósofos como Russeal, Hobbes, Locke, Marx, entre outros. Esta leitura se desenvolve a partir da fome como um fato social presente e latente no livro de Carolina Maria de Jesus. A escritora e filósofa,  autora “da verdade e realidade” como disse Clarisse Lispector, Carolina fez do pensamento e das palavras instrumento de arte e reflexão crítica. O que Carolina escreveu e a maneira como escreveu, nas condições que ela tinha, foi, é, e continuará sendo um ato revolucionário. Por isto, neste trabalho defende-se o legado de Carolina Maria de Jesus além de literata, uma vez que é preciso lembrar que a literatura viva da autora é o movimento e a materialidade da filosofia. É necessário descolonizar o ensino das disciplinas, e ir além das fronteiras. Em uma passagem a autora diz que “a cor da fome é amarela”, porque quando ela sente fome ela vê tudo amarelo. Isto é fundamental para compreendermos a legitimidade do lugar político de fala desta intelectual que nos lança a ótica da luta pela sobrevivência e da liberdade social.

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